13
fev

[Material rico] Matriz Swot: Como elaborar uma análise para seus clientes

Se você tem dúvidas sobre como elaborar uma Matriz Swot na sua agência, este material é para você. Confira!

Matriz Swot: O que é e como fazer?Elaborar uma matriz swot requer esforço e dedicação redobrada. Baixe nosso material e tenha acesso ao passo a passo!

Não há uma receita de bolo para que uma empresa cresça e prospere, mas existem boas práticas que podem ser aplicadas para tornar esse caminho menos árduo. É fato que as corporações que optam por investir em anúncios publicitários desejam conquistar bons resultados. Nesse sentido, de nada adianta um grande esforço por parte de todo o time se ninguém sabe, de fato, as reais necessidades dos clientes.

É preciso investir em pesquisa e muita análise do que eles desejam alcançar a curto e a longo prazo. É aí que entra a Matriz Swot, recurso capaz de orientar a gestão e o planejamento estratégico de um determinado negócio. Além disso, o mecanismo é indispensável para empresas que desejam conhecer de perto seus atributos e entender como se portam em relação aos concorrentes.

Quais fatores compõem a Matriz Swot?

Uma Matriz Swot é composta pelos seguintes elementos:

  • Forças (Strengths)

  • Fraquezas (Weaknesses)

  • Oportunidades (Opportunities)

  • Ameaças (Threats)

Ambiente interno

No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que o envolve, isto é, a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, entre outros. Dentro do ambiente interno estão:

Forças

Em forças, são analisados fatores como: o que faz com que os clientes optem por determinado negócio, qual disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos, o que diferencia o negócio dos demais, entre outros.

Fraquezas

Já nas fraquezas, pense em questões que podem ser uma ameaça ao negócio, tais como: altos custos com transporte, maiores gastos com a manutenção de equipamentos, etc.

Ambiente externo 

Aqui, entram questões relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, mudanças na legislação, entre outras. Nesse caso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos. No ambiente externo estão as oportunidades e ameaças, confira:

Oportunidades 

Aqui, é o momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para o empreendimento, tais como fatores econômicos, oportunidades que estão surgindo, mudanças do mercado que podem favorecer seus clientes, etc.

Ameaças 

Por último, temos as ameaças, cenário no qual concentram-se todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Assim, além da ausência de controle sobre tais questões, elas se apresentam como grandes ameaças para o negócio.

Mas, para garantir que tais análises sejam feitas da forma correta, é preciso, entender o conceito de forma ampla e compreender como aplicá-lo na prática. Se você se interessou, neste ebook reunimos todas as informações sobre o assunto + uma planilha para você usar de forma gratuita. Aproveite!

Nova call to action