16
nov

Mulheres na publicidade: Conheça nomes que fazem a diferença no mercado

Quer conhecer mulheres que têm feito um excelente trabalho na publicidade? Continue conosco para descobrir!

Mulheres na publicidade: nomes que você precisa conhecer

Embora o mercado publicitário ainda demonstre desigualdade de gênero, existem mulheres mostrando que esse cenário ainda pode mudar!

Há alguns anos, o mercado publicitário projetava-se em um cenário majoritariamente masculino no qual figuravam, em sua maioria, campanhas consideradas machistas e que claramente diminuíam o papel da mulher na sociedade.

Com o passar do tempo, os direitos conquistados pelas mulheres as colocaram em um novo patamar, quadro que, entre outras conquistas, elevou o seu papel no mercado de trabalho. Embora essa mudança tenha ocorrido (e ainda ocorra) de forma gradual, foi responsável por uma nova forma de ver e fazer propaganda: agora, sob a ótica feminina.

Por mais que isso não garantisse que uma série de campanhas publicitárias de caráter machista e misógino viessem à tona, é notório o incômodo que essas peças passaram a causar no público. Hoje, mais do que o repúdio da maioria dos consumidores diante de peças consideradas machistas, existem mulheres dispostas a mudar esse cenário.

Claro que a diversidade no mercado publicitário ainda não é a ideal, há muito o que melhorar. Diante disso, reunimos nomes conhecidos de mulheres que têm feito a diferença no cenário. Quer conhecer? Continue conosco e descubra!

Confira também:

Conheça mulheres que têm feito a diferença no mercado publicitário

 

Gal Barradas

Participante ativa em grupos de lideranças femininas e investimentos em startups com foco em tecnologia, Gal Barradas é publicitária e empreendedora com 28 anos de experiência no mercado. Iniciou sua carreira em Salvador na antiga DM9 e na Ideia3, tendo passado por grandes agências como W/Brasil, AgenciaClick e F/Nazca S&S.

Também é membro do Conselho Global do D&AD Impact e criadora do aplicativo Woman Interrupted - ferramenta que contabiliza quantas vezes uma mulher foi interrompida durante uma conversa através do reconhecimento de voz. Como sócia da F.biz, contribuiu para as mudanças estratégicas da agência, unindo  planejamento estratégico e criação aos serviços digitais. 

Gal é conhecida por ser a primeira e única mulher a entrar para o ranking dos 10 publicitários mais admirados do país.Também foi uma das nomeadas para o Women To Watch Brazil - iniciativa que homenageia, anualmente, mulheres bem sucedidas profissionalmente.

Ao participar e conhecer grupos voltados para  a igualdade de gênero, a publicitária começou a entender, de fato, o quanto o machismo ainda é um fator constante no ambiente publicitário. A partir daí Gal passou a ser uma das principais vozes a favor de uma participação mais ativa da mulher na publicidade. 

 

Joanna Monteiro

Reconhecida pela Business Insider como a mulher mais criativa na publicidade, Joanna Monteiro é Chief Creative Officer -CCO na FCB Brasil. É  formada em Artes pela UnB (Universidade de Brasília) e possui pós-graduação em Publicidade e Marketing pela ESPM.

Joanna Monteiro passou pelas maiores agências do País: DPZ, W/Brasil e Africa. Durante os anos à frente da criação na FCB Brasil, ela ficou reconhecida por grandes trabalhos, como “Nivea Doll” e “Speaking Exchange”. Também foi a número 5 entre os diretores de criação mais premiados pelo Won Relatório Big, fazendo parte do Ad Age Criatividade 50, que engloba importantes nomes da criatividade mundial. 

Eleita uma das 30 pessoas mais criativas da publicidade de acordo com a Business Insider, a publicitária se empenha em mostrar a importância da eqüidade de gênero no mercado publicitário. Em recente entrevista para o Meio e Mensagem, Joanna afirma que muitas mulheres preparadas não assumem porque é natural que as melhores cadeiras sejam masculinas, já que todos sentem-se confortáveis com essa situação.

 

Kiki Moretti

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Kiki Moretti mergulhou no mundo da publicidade em 1988 como representante de atendimento na In Press. A partir daí nunca mais parou, construindo sua carreira na própria agência que a iniciou no mercado. Apesar de nunca ter pensado em abrir o seu próprio negócio, o caminho traçado pela publicitária a levou diretamente para a comunicação corporativa e ao empreendedorismo, tornando-a, hoje, CEO do Grupo In Press, um dos maiores do Brasil.

Ao abrir sua própria agência, Kiki viu o quanto as habilidades adquiridas durante a faculdade foram essenciais para entender as necessidades das organizações e construir um bom relacionamento com a imprensa. Atualmente, Kiki lidera um grupo de mais de 500 pessoas, com mulheres ocupando a maioria dos cargos de liderança. 

A publicitária também é integrante do board da WILL – Women in Leadership in Latin America. Além disso, Kiki participa ativamente do Women’s Empowerment Principles, fazendo do Grupo In Press participante do Pacto de Igualdade de Gênero da ONU e parceiro estratégico do ONU Mulheres. 

 Como aumentar a produtividade na agência?


Márcia Esteves

Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Márcia Esteves foi a primeira mulher na liderança da Grey Brasil, mesclando ações on e off de forma integrada. Assim como suas colegas, Márcia possui uma postura ativa em relação a igualdade de gênero no ambiente publicitário, sendo nomeada nomeada “Women to Watch” este ano. 

Viveu em diversos países, entre eles Austrália, Estados Unidos, Itália e Espanha, o que a fez entender, de forma contínua, as diversas nuances da comunicação pelo mundo. Com o "objetivo de transformar a vida das pessoas e tornar o mundo um lugar melhor para viver, através das comunicações", a publicitária ingressou na Grey em março de 2014, agência na qual exerce a presidência atualmente. 

Todo esse empenho resultou em diversos prêmios, entre eles Grand Prix em Cannes, 14 leões em 2018 e uma indicação ao Caboré 2018 como “Agência de Comunicação do Ano”.

 

Ana Cortat

Ana Cortat é Co-Fundadora da Hybrid Colab - uma empresa que presta consultoria com foco em transformações de negócios. Também é mestranda em Creative Leadership pela Berlin School. Tem passagens pela Leo Burnett, Isobar, Africa e Pereira  & O’Dell no Brasil, ambas como Vice-presidente, cargo que exerceu pela primeira vez aos 36 anos. 

Atuou no projeto de reposicionamento da Fiat no Brasil e em projetos ligados à politica, sejam voltados para a mudança de comportamento social, ou nas eleições presidenciais brasileiras de 1989, 1994 e 2002. 

Em 2014 foi homenageada pelo Woman to Watch como destaque em inovação em liderança no Marketing e na Publicidade. A inovação, aliás, é uma das coisas que se faz presente em toda sua trajetória profissional. Isso porque a publicitária possui forte interesse a tudo que diz respeito a transformação digital, inteligência artificial e outros conceitos que permeiam as novas estratégias de comunicação.

 

Claudia Colaferro

Presidente para Américas Multicultural da Dentsu, a publicitária atua, estrategicamente, considerando e desenvolvendo as percepções regionais de cultura, comportamento e consumo de cada um dos países do continente americano.

Em 2016, Claudia foi jurada do Glass Lions no Cannes Lions International Festival of Creativity, cujo principal objetivo foi o de estimular agências e anunciantes a abraçarem a causa da igualdade de gêneros.

Suas especialidades transitam entre o marketing, branding, estratégia e negócios. Com o intuito de promover a inclusão de mulheres em cargos de liderança, Claudia faz questão de enfatizar que, para cada vaga sênior da empresa na qual atua, tenha na última etapa do processo um homem e uma mulher. Levando em consideração, obviamente, fatores como a capacitação dos candidatos. 

 

Andrea Siqueira

Assim como a colega Claudia Colaferro, Andrea Siqueira possui experiência como jurada, tendo participado de diversos festivais internacionais como D&AD, Clio, One Show e El Ojo de Iberoamerica. Andrea também foi jurada na Creative eCommerce, definindo os primeiros critérios de avaliação de uma categoria que, até o ano passado, não fazia parte do Festival. 

Andrea começou como  redatora junior na DM9 em 1998, trabalhando para o Itaú Seguros, Honda Motos e Blockbuster. Tempos depois tornou-se diretora de criação para Nestlé e Nokia, criando, para este último, um projeto com 3 edições unindo ações online e offline.  

Na Isobar, atuou como Diretora de Criação Executiva, emplacando, um grande projeto para Samsung de Real Time nas Olimpíadas. Também levou para a casa prêmios com Nivea Canta Comigo, em parceria com o Spotify. 

 

Renata Bokel

É normal que muitos profissionais iniciem em uma carreira totalmente diferente da que exercem atualmente. Com Renata Bokel foi exatamente assim: Graduada em Direito pela PUC / RJ, a então publicitária começou sua carreira como advogada ambiental no escritório Lobo & Ibeas.

Sete anos depois, Renata se encontrou no mercado publicitário ao fazer uma pós-graduação na Coppead, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recentemente, a publicitária deixou a vice-presidência de estratégia da BETC/Havas para se dedicar a outro mercado. Na empresa, ela liderou estratégias para clientes como Citroën, Hering, Jequiti, Parmalat, Pão de Açúcar, PepsiCo, Peugeot, TrendFoods e Reckitt Benckiser. 

De acordo com colegas de trabalho, Bokel teve um papel fundamental no período da fusão entre a BETC e a Havas, apresentando soluções relevantes para a consolidação da agência.

Renata atuou como VP de estratégia da Isobar Brasil, prestando serviços para a  Fiat, Jeep, Nivea, UnderArmour, Unilever e Whirlpool, também foi diretora de planejamento estratégico na Africa, liderando as contas do Itaú e Walmart. 

  

Laura Chiavone

Chief Strategy Officer na Tribal Worldwide, Laura Chiavone já atuou como Vice-Presidente de Planejamento da DM9DDB e em posições de destaque nas agências AlmapBBDO e Y&R. 

Com apenas 28 anos, Chiavone fundou a Limo Inc, uma agência cujo objetivo é promover estudos culturais e estratégia de mercas, ajudando a colocar em prática ações de consultorias de planejamento no mercado. Laura também coleciona uma série de premiações, dentre elas estão: Jay Chiat e Effie Awards Latin America e Young Lions .

Laura também figura como palestrante em diversos eventos do setor publicitário, em universidades e em eventos internacionais de renome, como o Festival de Cannes na França, a 3% Conference em NY e o Imagination Day na Polônia. 

É criadora do curso Like a Boss, curso online com foco em liderança para mulheres que engloba conteúdos acadêmicos que a publicitária reuniu ao longo de vários anos de estudo. No projeto, ela compartilha experiências pessoais, trazendo conceitos que ilustram alguns dos principais pontos de desenvolvimento de liderança de uma mulher. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre algumas das principais publicitárias brasileiras? Que tal ter mais conteúdos como este sempre que quiser? Basta assinar nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo da publicidade.