26
out

Dicas infalíveis para fazer networking em eventos

Confira dicas valiosas para aumentar sua rede de contatos em eventos!

Networking em eventos: tudo que você precisa saber!
Networking em eventos: tudo que você precisa saber!

Ir há eventos é uma prática que ganha cada vez mais força no âmbito da publicidade e marketing digital. No entanto, há muito mais a ser feito do que simplesmente marcar presença em todas as palestras. Afinal, estamos falando de uma oportunidade e tanto para expandir a rede de contatos e realizar prospecções.

Eventos voltados para o marketing digital recebem empresas dos mais variados nichos, detalhe que aumenta ainda mais as chances de se deparar com boas oportunidades de negócio. 

     Confira também:

 Afinal, como fazer networking em eventos?

Se preparar para aproveitar ao máximo do que os eventos oferecem é fundamental. Por isso, preparamos um post com dicas essenciais para fazer networking em eventos. Acompanhe!

Planeje-se

Saber exatamente o que será feito quando você vai a um determinado evento é fundamental para não se perder diante de tantas novidades e oportunidades de parceria. Nesse caso, comece pensando se é interessante levar um colaborador com você.

Pense que essa pessoa irá ajudar você a abordar possíveis parceiros e leads. Portanto, o funcionário escolhido deverá participar ativamente do planejamento e possuir certa experiência com os clientes.

Saiba, também, quais serão os palestrantes e players do mercado presentes no evento. Outro detalhe muito importante é o tipo de ingresso a ser adquirido, se o objetivo é ter acesso livre a áreas restritas onde estarão palestrantes e participantes de seu interesse, considere a compra de ingressos VIP. 

Quer saber como fazer um planejamento estratégico digital? Confira aqui!

Saiba quem estará no evento

Antes mesmo de o evento começar, pesquise por pessoas, palestrantes e empresas que confirmaram presença ou compartilharam conteúdos  sobre o assunto em suas redes sociais.

Aqui, é interessante que você utilize o Linkedin como meio de pesquisa, pois você encontrará informações como áreas de atuação da empresa e poderá enxergar oportunidades de abordagem observando postagens recentes.

E para que todo esse trabalho não tenha sido em vão, procure saber em quais palestras o seu público-alvo estará presente, além disso, utilize os momentos de descontração como coffee breaks e happy hours para iniciar uma conversa.  

Pense em abordagens interessantes

Prepare-se para encontrar públicos com necessidades e objetivos distintos. Sendo assim, pensar em abordagens adequadas para cada um é essencial para que o bate-papo flua naturalmente e seja proveitoso para as duas partes. Depois de se apresentar, fale um pouco sobre sua agência e dos serviços que ela oferece.

É importante que essa conversa funcione como uma troca de informações, portanto não deixe de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. E quando se trata de algum cliente da agência, melhor ainda! Pois esse é o momento de reunir feedbacks para tornar a parceria ainda mais produtiva.

A seguir, reunimos algumas dicas de abordagens para colocar em prática no próximo evento:

Pesquise sobre o negócio do lead

Manter um diálogo construtivo com os leads requer uma pesquisa prévia sobre o seu negócio. Só assim você conseguirá propor soluções que estejam alinhadas com as suas dores e objetivos.

Conecte-se antes do evento

Dependendo da programação, um evento pode ser um tanto quanto corrido, e para não perder nenhuma oportunidade é interessante que você entre em contato com as pessoas que deseja abordar antes que ele comece. Marcar um café ou combinar de se encontrar em um lugar mais calmo é uma boa pedida.

Tenha um objetivo definido

De nada adianta ter boas oportunidades para abordar se você não sabe no que a conversa irá resultar. Nesse sentido, saiba qual é o seu principal objetivo: um almoço após o evento? Uma reunião para entender como sua agência pode ajudá-lo?

Cuidado com abordagens muito comerciais

Por mais que você já tenha um objetivo em mente, é preciso ter muito cuidado para não espantar os seus leads e perder ótimas oportunidades de parceria. Dessa forma, tente deixar a abordagem comercial de lado e foque em oferecer soluções para possíveis problemas mencionados durante a conversa.

Não fique parado

Se você não conseguiu falar com a pessoa que queria, ficar parado não resolverá o seu problema. Em grandes eventos, oportunidade é o que não falta, basta que você se movimente e vá atrás delas.

Invista em qualidade, não em quantidade

Investir em um grande número de leads sem levar em conta a qualidade dos mesmos é um erro cometido por muitos gestores que decidem participar de eventos para realizar prospecções.

Essa prática não é recomendada pois pode acumular sua base com leads que não serão aproveitados. Por mais que você fale com muitas pessoas e esteja aberto para novos contatos, foque na qualidade, levando em conta não só a capacidade produtiva da agência, como também as expectativas dos leads.

Anote os contatos feitos

Tão importante quanto conversar com oportunidades alinhadas com as suas expectativas é listar cada um dos contatos feitos em um evento, sejam eles potenciais clientes, fornecedores ou parceiros.

Além disso, anote o máximo de informações sobre os prospects para utilizá-las posteriormente. Mas não pense que o trabalho termina aqui. Na verdade, é agora que o relacionamento se inicia.

O primeiro passo é enviar um e-mail agradecendo pelo bate-papo e em seguida marcar uma visita na empresa ou agendar uma reunião. Para otimizar o seu trabalho ou do colaborador que entrará em contato com os leads, pesquise outras informações sobre o mercado e concorrentes.

E por sinal, somos patrocinadores oficiais do RD Summit 2018: o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. 

Por isso, resolvemos fazer um sorteio de 3 ingressos para você aproveitar todos os dias de evento. Sua última chance já que os ingressos para os 3 dias acabaram. Basta clicar neste link para concorrer.

Mas se você não quer contar com a sorte e garantir seu ingresso para o evento de uma vez, é só utilizar nosso cupom e ganhar 15% de desconto na compra de qualquer ingresso.