17
abr

O guia completo de gestão para agências

Não é segredo que uma boa gestão proporciona benefício em todas as áreas de uma agência. Mesmo assim, muitos profissionais ainda encontram dificuldade para organizar o seu negócio. Você é um deles? Então confira nosso post!

Você cuida da gestão da sua agência?O que você tem feito pela gestão da sua agência? No material deste mês, reunimos dicas essenciais para que você melhore ainda mais os seus resultados!

Ir além de entregar campanhas criativas e que surpreendam os clientes: esse tem sido o mindset adotado por muitas agências de comunicação. Mas o que significa ir além? O que diferencia uma determinada agência das concorrentes? Vamos pensar um pouco. É cada vez mais nítido que um dos fatores que levam uma empresa a procurar por uma agência é a busca por resultados efetivos.

O aumento de visibilidade ainda é relevante, a necessidade de estar presente no ambiente digital com o intuito de atingir um determinado público-alvo também. Mas o que vai definir o sucesso ou não de uma campanha é, inevitavelmente, o resultado alcançado.

Mas e as agências, o que elas buscam? Certamente desejam obter resultados tão bons para si mesmas quanto para os seus clientes, certo? E, novamente, buscam inovar ao máximo para que podem para garantir a satisfação de suas contas.

Nesse caso, uma gestão eficiente é o carro chefe para enfrentar todos os desafios com segurança, crescer de forma saudável e fidelizar os clientes. Foi pensando nisso que criamos o Guia de gestão para agências, material que contém todas as dicas necessárias para que você consiga implementar os preceitos básicos de gestão na sua agência. Abaixo, você confere um pouquinho do que você verá depois de fazer o download do conteúdo completo.

Como fazer minha agência crescer e se destacar no mercado?

São vários os desafios de liderar uma agência de comunicação. É preciso investir nas estratégias certas para administrar bem os processos e promover crescimento para o negócio. Nesse contexto, há uma série de técnicas de gestão empresarial que você pode aplicar para gerar bons resultados. Veja:

Gestão de pessoas

Por mais importante que a gestão de pessoas seja, boa parte das agências ainda não dá a devida atenção para esse assunto. Por se tratar de um meio em que a criatividade é colocada em evidência diariamente, é fundamental estar ciente das consequências que essa característica pode acarretar.

Isso porque, questões como ego e vaidade  são inevitáveis e devem ser bem administradas a fim de evitar quaisquer conflitos na agência. Afinal, quando os colaboradores estão engajados e motivados, o primeiro impacto é na qualidade dos serviços. Quando você tem esse objetivo em mente, fica fácil pensar em ações menos genéricas e mais adequadas ao perfil do negócio.

Gestão do fluxo de trabalho 

O fluxo de trabalho diz respeito ao conjunto de processos envolvidos para que o pedido do cliente se converta em uma ação ou campanha publicitária. Esses procedimentos são divididos em etapas distintas, que são o recebimento da demanda, planejamento e elaboração do briefing, produção de conteúdo, veiculação e avaliação dos resultados.

Fazer uma boa gestão do fluxo de trabalho pode ser uma ótima estratégia para alcançar melhores resultados na sua agência. Ao estruturar esse processo, é possível identificar falhas e obstáculos que trazem maus resultados e afetam a produção de forma negativa.

Gestão financeira 

Muitos líderes do setor publicitário vêm sofrendo com a queda do poder de negociação junto aos clientes. Nesse cenário, sem uma boa estruturação das finanças fica muito difícil reverter um quadro negativo. Embora possa parecer óbvio, um bom gerenciamento das finanças é determinante para não perder dinheiro e para se conservar prestigiado no mercado.

Nesse contexto, entra em ação a chamada gestão financeira estratégica. Trata-se de um conjunto de providências tomadas para fazer com que a situação econômica de um negócio seja a mais vantajosa possível. Nessa missão, estão incluídas condutas como reduzir os gastos, monitorar as despesas, fazer balanços periódicos, elaborar o fluxo de caixa, entre outras.

A gestão financeira para agência de publicidade abrange o monitoramento de gastos e ganhos bastante específicos. É preciso calcular, por exemplo, as despesas com mídia e com a produção das campanhas. Além disso, é essencial um bom controle sobre o pagamento do fee mensal.

Business intelligence 

Lidar com o volume de dados e informações quando o objetivo é otimizar campanhas estratégias pode ser um desafio e tanto quando não há uma ferramenta que dê total suporte nessa tarefa. No entanto, alguns recursos têm se mostrado fundamentais para coletar, organizar e analisar todos os dados.

O Business Intelligence é, portanto, a ferramenta ideal para profissionais que buscam otimizar suas tomadas de decisão, pois ele envolve a transformação de dados brutos em informações importantes e estratégicas para uma empresa. 

Após a extração de informações relevantes para a agência, é feita uma reengenharia dos processos realizados dentro da sua empresa criativa, a qual será responsável por analisar todo o fluxo de trabalho a fim de efetuar uma reestruturação de todo o processo.

Gostou de conhecer quais os pontos abordados no nosso material? Então não deixe de fazer o download do material completo para conferir todas as dicas!

Nova call to action