06
jun

8 perguntas que todo briefing deve responder

O briefing é o momento inicial do contato do cliente com os projetos da sua agência. Confira no post oito pontos que todo briefing bem elaborado deve ter!

8 perguntas que todo briefing deve responderTodo briefing deve ser o mais completo possível para deixar o cliente a par de todos os processos do projeto.

Você tem o costume de elaborar perguntas para briefing de forma personalizada para cada cliente da sua agência? Se sua resposta foi não, saiba que essa prática precisa ser revista. O briefing é uma peça fundamental para conhecer o perfil do cliente que você está atendendo e, consequentemente, melhorar a comunicação com o público de interesse.

O briefing é essencial para atender às expectativas dos clientes em relação aos serviços que vão ser prestados. Mas para que isso seja feito de forma efetiva, é preciso que o documento responda a algumas questões.

Neste post, você vai saber quais são as oito perguntas obrigatórias que um bom briefing deve responder. Além disso, você também vai descobrir como um software de gestão pode ser um aliado nesse processo. Continue a leitura!

1. Objetivo do projeto

Sem dúvida, a definição dos objetivos do projeto é essencial na elaboração de um briefing. Esse é um momento de investigação, em que é possível descobrir exatamente o que o cliente espera obter com os serviços da sua agência, como criar um site, aumentar a visibilidade da marca, entre outras ações.

Caso o cliente não tenha em mente quais são eles, vale a pena sentar e conversar com ele para definir estratégias que ajudarão o seu negócio a prosperar.

2. Orçamento

O orçamento é uma parte sobre a qual, muitas vezes, o cliente não quer dar muitos detalhes. Entretanto, é preciso verificar o quanto ele está disposto a investir no projeto, pois isso ajuda a sua agência a oferecer um pacote de serviços de acordo com as possibilidades financeiras de cada cliente.

Ao fazer o orçamento, deixe claro que essa prática é comum para que o projeto seja ajustado a ele, mas sem perder a qualidade do serviço.

Fazer uma estimativa dos custos antes de iniciar um projeto é vital por várias razões. Com ele você consegue entender melhor as expectativas do cliente, incluindo seu orçamento e metas de negócios.

Além disso, o cliente pode decidir se ele quer investir nos seus serviços pelo preço cotado ao mesmo tempo que você pode providenciar um resumo do projeto dividido em tarefas e direcionado para os membros da sua equipe responsáveis por elas. Por fim, você pode definir seu foco e quais recursos serão necessários para realizar a campanha.

3. Prazos

Entre as perguntas para o briefing estão os prazos de cada campanha solicitada. Sabia que muitos clientes não têm a mínima ideia de quanto tempo é gasto para desenvolver um projeto? Há aqueles que acham que tudo é feito muito rápido e outros que pensam que nunca terminará.

Por isso é tão importante ter os prazos bem definidos na elaboração desse documento. Dessa forma, não deve haver cobranças antes do prazo estabelecido no briefing.

Kit de produtividade Este material completo vai alavancar os resultados da sua agência!

Baixando nosso material você terá acesso a planilhas, vídeos, guias e ebooks para aumentar a produtividade da sua agência

4. Público-alvo

Responder a perguntas para briefing não precisa ser uma tarefa difícil, afinal, basta apenas que seja feita de forma correta para se obter os resultados desejados. Para definir o público-alvo do seu cliente, por exemplo, faça perguntas como: seu blog é voltado para algum tipo de gênero ou faixa etária específica? A que classe social pertencem seus consumidores?

Muitas agências não sabem ainda quem faz parte do seu público-alvo, então, a agência também deve indagá-las sobre quem seria seu consumidor ideal, ou seja, quais as pessoas que costumam frequentar o negócio etc.

5. Escopo do projeto

Definir o escopo do projeto pode ser uma tarefa fácil ou mais trabalhosa, dependendo do que é solicitado. No caso de um cliente que deseja fazer uma mudança no logo de um blog de carros, por exemplo, é preciso que a sua equipe tenha informações mais detalhadas do projeto.

Nesse caso, é importante agregar o máximo de informações possíveis sobre o projeto em questão, para que, assim, possa ser criada uma peça gráfica ideal para o cliente.

6. Portfólio

Antes de pensar em criar um portfólio, procure saber se os clientes já elaboraram algum tipo de panfleto, logo, foto de produtos ou flyer. Caso já tenham, verifique todo o material para que sua agência possa melhorá-lo para atender às expectativas deles.

Caso ainda não disponham de um portfólio, busque oferecer esse serviço de forma que satisfaça a clientela, visto que esses materiais ajudam a ter mais qualidade no produto final.

7. Estilo

Evite erros nas perguntas para o briefing! Antes de começar a fazer as peças gráficas, não esqueça de perguntar qual estilo o cliente pretende adotar no projeto. Ele gosta de algo mais moderno ou sofisticado?

Como diz o ditado, “cada cabeça é um mundo” e isso não é diferente quando se trata dos gostos dos clientes — cada um tem uma forma diferente de ver as coisas. Por isso, o estilo que agrada a um cliente não necessariamente vai agradar a outro, não é mesmo? Com isso em mente, tenha cuidado nesse quesito e não deixe passar despercebido, combinado?

Uma forma de saber qual estilo mais agrada é pedir exemplos de peças ou materiais pelos quais o cliente tenha preferência. Assim, fica mais fácil produzir o conteúdo e evitar que ele seja refeito.

8. Objeções

Como já vimos no tópico anterior, cada cliente tem um gosto diferente e, do mesmo modo, as objeções deles também estão entre as perguntas que o briefing deve responder e que o seu material de apoio deve contemplar.

Aqui, o importante não é saber do que os clientes gostam, mas do que não os agradam. Podemos citar como exemplo as cores, palavras ou expressões que precisam ser evitadas na campanha, por não fazerem parte do perfil do projeto e não representarem a marca do empreendimento.

Gestão personalizada é fundamental para o sucesso da campanha

Além de uma boa organização e um briefing bem elaborado, você sabia que ter uma gestão personalizada é muito importante para o sucesso de sua campanha? Pois é! Por meio de softwares para agência, é possível gerenciar os clientes e jobs com ajuda do dashboard de entrega e produtividade.

Com essa gestão personalizada, além de responder às perguntas para o briefing mais rapidamente, o software preserva o histórico da agência ao padronizar os perfis dos clientes. Da mesma forma, é possível fazer com que ele participe de todo o processo de aprovação dos trabalhos, ao centralizar todos os materiais da campanha, sem deixar que eles se percam nos e-mails.

Gostou de saber quais são as 8 perguntas que todo briefing deve responder? Então aproveite e conheça este modelo de briefing para elaborar o documento da forma mais efetiva possível e fazer com que sua agência tenha sucesso nas campanhas!

Nova chamada à ação