17
jul

Veja como a iClips ajudou a POP a aumentar seu faturamento em 1000%

Quer saber como a POP Comunicação conseguiu crescer tanto desde a implantação do iClips na agência? Confira neste post essa grande história de sucesso!

A iClips tem orgulho de fazer parte do sucesso da POP Comunicação!

Já contamos aqui no blog vários casos em que o iClips foi essencial para agências crescerem e otimizarem a organização dos processos internos. Mas com a POP Comunicação essa parceria é extra especial, já que são quase 10 anos que estamos juntos, inovando cada dia mais.

Os bons frutos dessa parceria são inúmeros: aumento de produtividade, mensuração de processos, organização da gestão, crescimento do quadro de funcionários e inovação no modelo de negócios. Mas uma delas salta aos olhos.

De acordo com Luís Gustavo Leão, sócio-diretor da POP, de 2011 até o primeiro semestre de 2019, a agência teve um crescimento de faturamento bruto mensal de 1000%! A criatividade, trabalho duro e visão empreendedora da equipe da POP, em conjunto com nosso software de gestão e nossas consultorias fizeram com que a agência saísse de uma pequena sala para agora ocupar uma casa inteira!

Confira mais nesse artigo um pouco da história da POP Comunicação e a participação da iClips nesse sucesso!

Como tudo começou

A história da POP começa em dezembro de 2005, quando Luís e seu sócio, Robson Carvalho, formaram em Publicidade & Propaganda e Jornalismo. Logo após a graduação, resolveram embarcar na aventura de abrirem sua própria agência de comunicação. Surge então, em janeiro de 2006 na cidade de Governador Valadares, a POP Comunicação.

Bom, todo mundo que abre uma empresa sabe que o início é desafiador, com um longo e árduo caminho para percorrer. Mas a perseverança dos dois sócios foi maior que os obstáculos e logo nos primeiros meses começaram a surgir clientes e a agência não parou de crescer desde então.

Eles começaram apenas atendendo campanhas offline, pois o marketing digital ainda estava engatinhando, sem grandes capacidades de rendimento como é atualmente. De cinco anos para cá mudaram o modelo de negócio, devido ao crescimento da internet e da publicidade online. “O público está na internet e não tem como as marcas não estarem também. Se não tivéssemos nos adequado a essa realidade, estaríamos fora do mercado”, afirma Luís.

Tanto é que agora eles contam com um setor específico de marketing digital. Além disso, a POP tem uma carteira de clientes forte em contas públicas, representando cerca de 50% do faturamento. Negócios de marketing digital ficam com 30% do faturamento e os 20% restantes para demais contratos de off e online.

Hoje, mais de 50% dos clientes da POP são de fora de Governador Valadares, e uma parte considerável é de fora do estado e até contas internacionais. 

Metodologia consultiva como diferencial

O negócio da POP, como uma agência, são ideias criativas. Mas somente isso não é o suficiente para entregar valores reais para os clientes, pois eles buscam por um braço estratégico para os negócios.

Dessa forma, a POP trabalha de maneira mais consultiva, propondo estratégias para o negócio e não apenas criação de layouts. Segundo Luís, a agência não procura fechar campanhas simplistas, por exemplo, de elaborar somente um calendário editorial de postagens em redes sociais, pois isso não agrega valor para o cliente e nem dá resultados duradouros.

“O diferencial da POP é: uma agência que atua de forma mais consultiva. Quando o cliente contrata, ele paga por um serviço, mas o resultado é muito maior, muito mais efetivo. A ideia é não entregar apenas uma campanha, mas sim algo estratégico para o negócio. Os clientes ficam extremamente satisfeitos, pois os resultados são visíveis”, explica.

Há 5 anos a POP realizou uma imersão em uma escola digital e, com o aprendizado, criaram uma metodologia de marketing digital. Com isso, agora conseguem avaliar a presença digital do cliente, objetivos e engajamento nas redes sociais e, a partir dos dados colhidos, medir se as campanhas estão dando retorno ou não. A ideia é propor um negócio completo para realmente fazer a diferença. São ideias e insights estratégicos, não apenas imagens e copys bonitos.

O iClips entra para organizar a gestão

A POP está há quase 10 anos utilizando o iClips para organizar tudo o que acontece dentro da agência. Eles instalaram o software em 2010 e, desde então, foi a melhor aquisição que fizeram de toda a história da empresa, de acordo com Luís.

“Não existe possibilidade de crescimento sem um software de gestão”, aponta. Para o gestor, o grande benefício do iClips é fornecer indicadores financeiros e de produtividade e uma seção inteira voltada para o Business Intelligence (BI), onde consegue acompanhar métricas de cada setor da agência.

O iClips foi um marco na história da POP. Com a plataforma, conseguiram organizar a casa para ir crescendo de maneira sustentável e no ritmo que estão agora, a todo vapor. Para Luís, as atualizações do software são sempre excelentes, pois fazem a agência acompanhar as tendências de mercado e, com isso, oferecem as melhores soluções para os clientes.

Tudo entre a iClips e a POP parece ter uma sinergia incrível. Logo quando a agência decidiu investir no mundo digital, o iClips também adotou o modelo SaaS na nuvem. O fit entre a gente é gigante!

Para Luís, o diferencial do iClips é ser um sistema próprio para o segmento de agências de comunicação, e isso facilita muito o trabalho. São muitos indicadores, dados, processos e relatórios que dizem muito respeito à realidade das agências. “O iClips mudou e evoluiu, seguindo a tendência digital, mas sem deixar de lado a publicidade offline. Esses processos casam muito com o modelo de negócio da POP”, frisa.

Uma parceria de sucesso

Uma história interessante da atuação da iClips na agência aconteceu há pouco tempo. Cerca de 6 meses atrás, a agência contratou uma consultoria para avaliar a concorrência e para verificar como eles estavam se adequando às novas tecnologias e ao contexto da indústria. Porém, a consultoria foi um pouco engessada e não gerou muitos dados concretos.

Foi aí que Luís resolveu ligar para nosso CEO, José Luís Quintella, e, a partir de uma conversa frutífera, percebeu que eles não precisavam mudar os processos, mas sim melhorar o uso do iClips, principalmente na parte de indicadores e Business Intelligence.

Então, nosso time de Customer Success (CS) começou a atuar de forma mais consultiva, da mesma forma que atuam com seus clientes. O fit realmente é alto! Até nos modelos de negócio estamos alinhados! “Não enxergo a POP sem o iClips”, salienta Luís.

De acordo com o gestor, as reuniões com a gente sempre agregam valor e muitas ideias para a inovação. Nesse momento, a POP está implantando um time de CS e se colocando na trilha do crescimento com um atendimento cada vez mais empático.

Alguns números e dados ajudam a entender melhor como o iClips é o coração da POP!

  • De 2011 até o primeiro semestre de 2019 tiveram um crescimento de faturamento bruto mensal de 1.000%;
  • a produtividade e a organização triplicaram com a implementação do iClips;
  • o time da POP aumentou de 6 profissionais em 2011 para 17 pessoas em 2019, e pretendem aumentar o quadro de pessoal até o final do ano;
  • revisão e ajuste dos contratos e serviços de inbound marketing, gerando serviços melhores e de maneira mais assertiva para os clientes;
  • auxílio na implantação do setor de Customer Success;
  • limpeza de mais de 3000 atividades não usadas e otimização dos projetos;
  • organização de tipos de projetos em modelos de job.

Hoje, com a consultoria da iClips em paralelo ao nosso planejamento estratégico, estamos revalidando o nosso modelo de negócio diante deste momento de transformação digital. Além disso, estamos reestruturando todos os nossos processos internos setoriais, bem como os nossos indicadores, com o foco em uma gestão 4.0, voltada para o crescimento em escala e exponencial. E sem o iClips isso não seria possível. A plataforma é o nosso braço direito por estar 100% alinhado com a nossa visão de futuro. O iClips não é simplesmente um sistema: ele se preocupa com o cliente e entrega valor em nossa relação. E isso é o motivo da nossa extrema satisfação. O melhor investimento que fizemos na nossa empresa até hoje, nesta caminhada de 14 anos de mercado.

Luís Gustavo Leão, sócio-diretor da POP Comunicação.

A POP não para por aqui!

Para o futuro, a POP tem vários planos. Segundo Luís, eles têm várias metas de planejamento estratégico, principalmente voltados para os colaboradores.

Agora estão fazendo um bom planejamento para o público interno: mudanças de processos, reuniões, nova cultura e melhores planos de carreira. Além disso, estão estruturando a parte de indicadores e de CS, seguindo a tendência de agências digitais e startups.

A agência tem outro projeto bem legal: a Universidade POP. O objetivo é profissionalizar o mercado, pois encontram certa dificuldade de contratação devido à estagnação das universidades e, também, para dar um retorno à sociedade. Por enquanto a universidade é apenas presencial, mas em pouco tempo será online.

Nesse pilar de mudança no modelo de negócios da agência, a iClips encaixa como uma luva, por conta de nossa forma consultiva e de inspiração. Para Luís, nosso maior valor não é vender apenas uma ferramenta, mas sim uma consultoria completa para alavancar os resultados da POP. É realmente uma história de muito sucesso e que promete resultados cada vez melhores no futuro!

Que tal organizar a gestão da sua agência, otimizar seus resultados e aumentar sua lucratividade como a POP Comunicação vem fazendo desde a implantação do iClips? Experimente grátis o nosso sistema por sete dias e veja como é ter controle de tudo dentro da agência!

Nova call to action