29
ago

7 cuidados ao apresentar um relatório de marketing para clientes!

Utilizar uma comunicação de acordo com o cliente é fundamental para uma apresentação. Confira 7 cuidados aos apresentar um relatório de marketing para clientes!

7 cuidados ao apresentar relatório de marketing para clientes

Em qualquer empresa, é fundamental que os colaboradores de todos os setores preparem relatórios que apresentem os resultados obtidos durante um período de tempo. O relatório de marketing não é diferente e precisa conter informações que sejam úteis para que o negócio consiga identificar os pontos fortes e fracos.

Para montar esse relatório com o objetivo de apresentar para os clientes, é preciso tomar alguns cuidados. Busque deixar as estratégias bem claras no momento da apresentação, exponhas quais as ações que estão tendo mais resultados, invista em uma comunicação visual de qualidade, esclareça a periodicidade, entre outros.

Neste post, vamos mostrar 7 cuidados ao apresentar um relatório de marketing para clientes. Confira!

1. Use uma comunicação de acordo com o cliente

Antes de preparar a apresentação de um relatório de marketing, é fundamental que você saiba para quem vai falar. Pesquise e busque identificar o perfil do cliente para utilizar uma comunicação adequada. Saiba se o seu público tem uma linguagem mais formal ou informal, procure saber sobre as principais necessidades dele e quais as ações anteriores que tiveram uma reação positiva.

Entender o cliente é essencial para criar uma estratégia ainda mais chamativa, principalmente quando estamos falando de comunicação visual e informações relevantes. Dependendo do perfil da pessoa, o relatório pode conter certas informações mais destacadas ou não. Procure dar evidências aos dados que você avalia serem mais atraentes para este determinado cliente.

2. Deixe a estratégia bem clara

Quando uma empresa monta um relatório e vai apresentar ao cliente, é fundamental deixar bem clara qual a estratégia que será o foco deste documento. É preciso que as pessoas saibam que as informações que serão abordadas têm a ver com pesquisas, táticas promocionais, objetivos e resultados esperados.

Ao deixar a estratégia bem clara para o cliente, o seu relatório vai chamar ainda mais a atenção e suas informações terão mais chances de serem completamente absorvidas pelas pessoas. É preciso que o público tenha uma noção de como o relatório foi construído e quais os principais assuntos contidos nele para poder assimilar todos os seus dados.

3. Considere as taxas de conversão

Ao fazer o planejamento de um relatório é preciso ter em mente que grande parte dos clientes estão mais interessados nas métricas que causam efeitos positivos nos resultados da sua empresa. Por isso, é fundamental que o seu documento contenha todas essas informações sobre como o seu negócio conseguiu atingir certos objetivos e metas.

Não adianta apenas colocar os resultados no seu relatório, é preciso mostrar quais as estratégias que você utilizou para consegui-los. Inclua informações como o custo por conversão para canais pagos, que estão relacionados aos anúncios em redes sociais, por exemplo. Além disso, o seu documento pode conter gráficos e estatísticas que mostrem claramente as taxas de conversão.

4. Demonstre que escolheu as melhores ferramentas de mensuração

No momento de apresentar o relatório para o cliente, é essencial expor os resultados de todos os processos planejados e executados e demonstrar como a empresa conseguiu atingir seus objetivos. Porém, além disso, é parte fundamental desse documento mostrar quais as ferramentas de mensuração que a sua agência utilizou para chegar até esses dados.

Para que os resultados tenham uma alta precisão e sejam bastante atrativos, é muito importante utilizar ferramentas de qualidade e demonstrar isso aos clientes. Alguns mecanismos, como Google Analytics, LikeAyzer, Scup, Iconosquare e SocialBakers, são focados nessas mensurações. Busque escolher a ferramenta mais adequada aos seus objetivos.

5. Exponha quais ações estão tendo mais resultados

Um relatório de marketing precisa conter todas as informações necessárias para que os clientes entendam quais serviços e ações o seu negócio é capaz de proporcionar. Para que uma apresentação ganhe ainda mais destaque na visão das pessoas, é fundamental que você exponha quais as ações que deram e estão dando mais resultados positivos.

Mostrar os cases de sucesso do setor de marketing da sua empresa é importante para evidenciar para os clientes as soluções que você é capaz de encontrar para os problemas. Em muitos casos, esses empecilhos são semelhantes ou iguais aos que esses clientes têm em seus negócios. Mostre o que o seu setor de marketing tem de melhor e qual o caminho você percorreu para atingir suas metas.

6. Esclareça a periodicidade

Um dos passos mais importantes no momento de realizar o planejamento do relatório com a diretoria da empresa ou com os clientes é definir uma periodicidade para entregar o documento. É preciso ficar atento para que esse período não seja muito curto e nem muito longo. Uma periodicidade ideal gira em torno de 3 a 6 semanas.

O grande problema de definir um período muito curto (uma semana, por exemplo) para entregar um relatório de marketing é o fato de não ter mudanças tão significativas ainda, podendo até camuflar possíveis resultados positivos. Já uma periodicidade muito longa pode fazer com que as mudanças nas estratégias fiquem mais lentas, trazendo consequências ruins.

7. Utilize bons templates

Quer chamar a atenção do cliente com um relatório bonito, chamativo e bem organizado? Então capriche na comunicação visual do seu documento e utilize bons templates. Em muitos casos, independentemente de um bom conteúdo, a parte visual de um relatório pode mudar a visão do seu público, positivamente ou negativamente.

Um relatório de marketing deve ser visto como uma ferramenta capaz de aumentar a notoriedade do setor para gestores e clientes. Um bom template é responsável por captar a atenção das pessoas para o conteúdo e ainda auxiliar na organização de todos os dados e informações contidas no documento. Por isso, dê a devida atenção à comunicação visual e esbanje criatividade.

O relatório de marketing é um documento que, se for feito com a devida atenção e organização, pode trazer grandes benefícios para o próprio setor e para a empresa. Busque adotar nossas dicas para garantir o sucesso da sua apresentação ao cliente. Procure utilizar uma comunicação de acordo com o público específico. Utilize bons templates, deixe a sua estratégia bem clara desde o início e exponha quais ações tiveram os melhores resultados.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, que tal além de entregar um ótimo relatório de marketing, impactar seus clientes com um bom briefing? Baixe nosso modelo gratuito!

Nova chamada à ação