18
mar

Brainstorming: Um guia para aproveitar melhor esse momento na agência

CAPA MENOR-1Brainstorming: aproveitando esses momentos na sua agência para gerar melhores resultados!

Reuniões de brainstorming são momentos essenciais em agências de comunicação. São esses encontros os responsáveis por transformarem meras ideias em campanhas tangíveis, cheias de criatividade e que solucionem as necessidades e objetivos dos clientes.

No entanto, se mal aproveitadas, podem resultar em uma perda de tempo para todo o time. Pensando nisso, criamos esse material completo para ajudar você e seu time a tornar esses encontros mais produtivos. Confira alguns dos principais tópicos do ebook!

O que é brainstorming e como funciona? 

Em tradução literal, brainstorming significa "tempestade de ideias", aplicado tanto para reuniões para a criação de estratégias para o próprio negócio, quanto para a criação das campanhas dos clientes. Independentemente do objetivo, o brainstorming é uma prática bastante utilizada em agências de marketing e publicidade, mas que vem ganhando força entre os mais diversos segmentos.

Criado há mais de 70 anos pelo autor Alex Osborn, o brainstorming é o momento no qual todas essas ideias ganham corpo - seja para solucionar um problema, criar um novo produto ou simplesmente planejar as ações de um período.

Tempos depois, a técnica permanece como uma unanimidade entre os criativos. Na prática, ao ter em mãos o briefing do cliente, a ideia é reunir todos os envolvidos no projeto e agendar uma reunião cujo o objetivo principal é resolver o problema do cliente em questão. 

Mas afinal, como fazer um brainstorming eficiente?

Garantir que as reuniões de brainstorming tragam resultados efetivos depende de alguns fatores fundamentais:

1. Tenha um tema definido (H3)

Como dito anteriormente, é fundamental que todos tenham em mente objetivos bem claros quando se trata da entrega de resultados para os clientes. E por mais que a liberdade seja um fator chave para que cada um possa colocar ‘’para fora’’ o que está pensando, o recomendado é delimitar o tema antes que o encontro aconteça. Trata-se de estabelecer uma necessidade ou um problema de forma clara para o grupo, assim, todos vão para a reunião preparados e com boas sugestões em mente.

2. Entenda o que foi solicitado pelo cliente 

Uma característica primordial no profissional de atendimento é a capacidade de pesquisar, pesquisar e pesquisar. E se existe um momento no qual essa habilidade deve ser colocada em prática é após a definição do briefing com o cliente. Isso porque, antes de agendar a reunião, é fundamental separar um tempo para analisar e entender o que foi solicitado. Não economize, portanto, no trabalho de pesquisa.

3. Compartilhe o que você descobriu com o resto do grupo 

Um dos fatores que contribuem para que o grupo esteja alinhado no momento da reunião é ter conhecimento de toda a análise feita pelo profissional de atendimento. Nesse caso, é recomendado que todos os participantes tenham acesso ao material um pouco antes da reunião ou mesmo durante o processo. 

5. Adote o brainstorming oposto 

Você sabe o que significa o brainstorming oposto? Esse conceito nada mais é do que a inversão ou aumento de um determinado problema. Vamos supor que o principal gargalo esteja centrado na dificuldade em fidelizar os atuais clientes. Nesse caso, ao invés de se perguntar: “quais as melhores práticas para reter um cliente?’’ você se perguntaria: ‘’quais as piores práticas ao fidelizar um cliente’’. Assim, é possível entender o que não fazer quando o assunto é reter os clientes e pensar em ações que poderão auxiliar para que tal problema seja solucionado.

E se você ficou interessado em conhecer outras dicas para tornar as suas reuniões de brainstorming ainda mais produtivas, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do nosso material!

Brainstorming