15
dez

ROI: O que é e qual sua importância para estratégias digitais?

Entenda o que é ROI, qual sua importância para estratégias de projetos digitais e aprenda a caculá-lo através de uma fórmula.

 

Toda estratégia, seja do que for, precisa de alguns elementos básicos para dar certo: um objetivo, um plano de ação e formas de medir se esse plano está funcionando. 


Em uma estratégia de
marketing digital, por exemplo, um erro pode custar muito caro para a empresa. Por isso, é preciso encontrar formas de saber quais os melhores investimentos e focar somente neles. É aí que entra o retorno sobre investimento, mais conhecido como ROI

Acompanhar esse indicador é essencial para o sucesso de qualquer plano de marketing. Por quê? Vamos te explicar agora, além de te ensinar como fazer o cálculo desse indicador tão importante e dar dicas de estratégias com alto retorno para o seu negócio.

Antes de ir para o próximo passo, que tal fazer o download de 3 planilhas para dar um gás no financeiro da sua agência? 

O que é ROI?

Quem nunca quis saber o quanto está ganhando ou perdendo financeiramente, não é? Por meio do ROI é possível entender o retorno adquirido em relação ao investimento feito visando algum lucro, como a compra de novas ferramentas, campanhas de marketing, treinamentos para os colaboradores, etc.

Isso permite que os profissionais saibam quais investimentos valeram a pena e também ajuda a entender como otimizar aqueles que não deram resultado. O resultado é um aumento significativo no desempenho. Agora que você já sabe o significado de ROI, vem conhecer sua importância!

Por que o ROI é fundamental para as suas estratégias digitais?

Para responder essa pergunta é preciso primeiro entender qual o seu papel em uma estratégia digital. 

Quando falamos em estratégia digital, temos de nos lembrar que isso envolve o planejamento de marketing, o processo de vendas, a forma de atender o cliente e reagir a problemas.

Para cada um desses aspectos, existe uma infinidade de ações e táticas específicas que você pode aplicar. Mas, como saber quais são as melhores?

Por meio desse indicador você consegue:

Saber o que funciona (ou não)

Ao analisar todos os investimentos que fazem parte da sua estratégia digital, você poderá ver exatamente qual o desempenho de cada um. 

Em outras palavras, saberá quais estão se desenrolando de acordo com o esperado e se há alguma estratégia que não dá um resultado bom o suficiente para continuar sendo usada. 

Por outro lado, quem não calcula o retorno sobre os investimentos pode achar que está tudo sob controle até descobrir — tarde demais — que o plano deu totalmente errado.

Melhorar o desempenho de marketing e vendas

Marketing e vendas são duas das principais atividades de uma empresa, e ambas se baseiam puramente em dados.

Em muitos casos, não se trata de a estratégia em si ser ruim ou ter um retorno baixo, mas de estar sendo mal executada

Sabendo disso, os profissionais dessas duas áreas podem entender onde estão errando e corrigir prontamente os problemas.

Fazendo isso, a tendência é que os resultados melhorem rapidamente, e que os profissionais não precisem de mudanças tão radicais quanto iniciar uma estratégia do zero.

Realizar cálculos precisos do investimento em marketing

Tão importante quanto considerar o cálculo do ROI em suas análises, é contar com uma ferramenta que propicie outras informações relevantes para o seu negócio.

Uma ferramenta de gestão, por exemplo, cumpre bem esse papel ao registrar os valores investidos em Inbound Marketing, bem como o número de vendas realizadas com base nisso. Assim, é possível fazer o cálculo incluindo os seus serviços, mas também os investimentos externos.

Nesse caso, mesmo que a agência não ofereça determinado tipo de serviço mas o cliente sim, esse valor pode ser levado em consideração no cálculo final.

Entender onde se dedicar mais

Você já deve ter ouvido falar no princípio de Paretto, certo? Ele diz que 80% dos resultados vem de 20% dos esforços. Em alguns casos, isso pode se aplicar no seu cálculo do retorno sobre o investimento.

Você talvez perceba que uma estratégia dá muito mais retorno que as outras, mas o tempo gasto com elas não é proporcional a esse retorno.

Por avaliar o indicador de perto, poderá redistribuir as tarefas e os profissionais de modo que as atividades mais lucrativas tenham mais atenção do que as demais.

Ainda sobre a importância de contar com um sistema de gestão integrado para efetuar o cálculo do ROI, destacamos o quanto isso é fundamental para analisar resultados financeiros das campanhas.

A boa notícia é que dentro do iClips você já pode realizar essa função a partir da integração com a ferramenta RD Station de maneira simples. Isso não só auxilia na precificação como também traz insights para potencializar os seus resultados

Melhorar o ambiente de trabalho

Saber exatamente como está o progresso da equipe em cada estratégia, bem como o fato de ter ideia do que fazer para melhorar ou corrigir falhas, dá um senso de controle em todos.

E o ser humano ama ter tudo sob controle, não é mesmo? Isso significa um ambiente de trabalho mais tranquilo, com menor pressão e uma comunicação mais eficiente.

Com certeza, é melhor trabalhar em um ambiente assim, o que também afeta os esforços de todos a longo prazo.  

Como calcular o ROI?

Agora que já entendemos bem a sua relevância para a nossa estratégia, temos de aprender a fazer o seu cálculo da forma correta.

O cálculo não é difícil, só precisa ser feito com calma e sem pular nenhuma das etapas que vamos mostrar a seguir.

Note que para ter sucesso, não basta só aprender a fazer uma operação matemática, pois há trabalho envolvido antes e depois dessa conta.

O processo todo envolve os seguintes passos:

Considere o contexto do cálculo

Nós já sabemos que nada em um planejamento digital deve ser feito de forma isolada, mas o que seria considerar o contexto do cálculo, afinal de contas?

Algumas estratégias podem ser calculadas de forma específica, enquanto outras devem levar em conta o contexto maior do negócio.

Pode acontecer de uma ação menor não apresentar um retorno tão alto, mas ajudar no desempenho de outra tática que dá ótimo retorno.

Ter essa visão geral é importante para evitar uma impressão errada sobre um investimento.

Defina um período razoável para avaliar

Será que faria sentido calcular o resultado de um investimento de marketing de conteúdo que você iniciou mês passado ou de técnicas de SEO que implementou há 2 semanas?

Com certeza não! Então, defina um prazo razoável para avaliar os resultados. É claro que você pode e deve acompanhar o andamento dessas estratégias diariamente.

Mas não precisa se apressar em calculá-lo antes da hora. Isso poderia estragar um trabalho bem feito sem necessidade alguma. 

Aplique a fórmula do ROI

A fórmula é bem simples:

Retorno sobre o investimento = (receita – custo/custo) x100

Vamos dar um exemplo para facilitar.

Suponha que você investiu R$10.000,00 em 3 meses com uma estratégia nova de marketing e conseguiu R$40.000,00 em vendas.

Seu cálculo ficaria:

ROI = (40.000 – 10.000/10.000) x100

ROI = 300%

 

Nesse caso, você teria um retorno de 300% sobre o seu investimento.

Entenda os dados encontrados e forme um plano de ação

Por último, entenda o que os dados do seu cálculo significam. O retorno sobre cada ação é satisfatório ou é baixo demais? O problema é na tática em si ou na maneira que ela está sendo executada?

Responda essas e outras perguntas, depois forme um plano de ação claro e preciso, quer isso signifique aplicar pequenas melhorias no que já está sendo feito ou abandonar uma estratégia que não funciona. 

Como otimizar o ROI com otimizações das conversões?

A taxa de conversão é uma métrica que sempre pode ser aprimorada, não importa se se seu site ou blog apresentem bons números. Sempre há o que melhorar, não é mesmo?  Por meio do CRO (Conversion Rate Optmization), ou simplesmente Otimização da conversão, é possível gerar um maior número de conversões em diversos canais, e consequentemente melhorar os resultados do negócio.

Na prática, isso impacta diretamente nos resultados do ROI, já que páginas ruins podem ser extremamente nocivas para a estratégia de marketing. Em outras palavras, uma landing page ou qualquer outra página sem uma boa estrutura é sinônimo de perda de dinheiro. 

Mas afinal, como o CRO pode potencializar o retorno sobre os investimentos de marketing digital? Tão importante quanto investir em uma boa estratégia de CRO é pensar em ações para o crescimento do tráfego, já que esse indicador é o principal responsável por trazer as pessoas certas para o seu site.

Você deve estar se perguntando: como isso ajuda a ter mais retorno financeiro? Bem, ao gerar mais conversões (e consequentemente vendas), as chances de pagar por visitantes com anúncios pagos é maior, já que você terá capital para realizar tal função. Aumentando o valor dos leilões, os concorrentes pagarão mais pelo CPC e coloca sua agência à frente das demais. 


Práticas que podem atrapalhar o bom uso do ROI

Depois de conhecer algumas das vantagens de utilizar o ROI em sua estratégia, você deve estar empolgado para adotar esse recurso na sua agência. Mas, antes disso, é preciso tomar cuidado para não cair em algumas armadilhas. Confira cada uma delas a seguir.

Enxergar somente as métricas de vaidade

Entender o retorno sobre o investimento das estratégias elaboradas para os seus clientes é fundamental, mas além dessa métrica, existem outras fundamentais para que você consiga, de fato, saber o que gera resultados.

No entanto, quando outros fatores entram em cena, é preciso ficar atento para que as métricas de vaidade não se tornem o principal foco de seus esforços.

Claro que tais indicadores são itens importantes para mostrar que as ações estão no caminho certo, por outro lado eles não contribuem diretamente para dar força ao negócio.

Nesse caso, ao invés de se concentrar no aumento do tráfego, o ideal é se atentar ao número de leads conquistados e nos clientes adquiridos, por exemplo. 

Não compartilhar informações com o time

A transparência é um fator indispensável em qualquer organização e em agências não é diferente. Se os colaboradores estão cientes da importância do ROI, o foco no resultado final será muito maior e as ações mais assertivas.

Em contrapartida, quando os objetivos em torno do ROI e outras informações pertinentes não são compartilhadas com a equipe, cria-se uma resistência em relação a mudanças de estratégia.

Diante disso, o trabalho do time é impactado e é passada a impressão de que a decisão foi tomada de forma arbitrária.

Se distanciar das mudanças do mercado

O marketing digital é alvo de constantes mudanças, portanto, não existem estratégias permanentes. É necessário estar atento às mudanças do mercado para saber se as necessidades da persona estão, de fato, sendo levadas em consideração.

Paralelo a isso, é preciso considerar também a evolução tecnológica e a concorrência para entender o que pode ser incorporado na sua agência. 

Quais são as 3 estratégias que têm bom retorno para o seu negócio?

Como já falamos aqui, são realmente muitos aspectos envolvidos em uma estratégia digital, alguns com retorno melhor do que outros.

Pensando nisso, resolvemos te mostrar 3 estratégias que têm um bom retorno sobre o investimento, e que certamente serão de ajuda tanto ao fazer marketing, ao vender ou se comunicar com o público.

Se você aplicar bem essas 3 estratégias, terá um caminho promissor pela frente. Elas são:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das opções de maior sucesso nos últimos anos, principalmente pelo retorno financeiro que dá as empresas que o utilizam.

Essa forma de marketing envolve a produção de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa, a fim de atrair e cultivar o interesse desse público.

Só para te dar uma noção do ROI do marketing de conteúdo, ele chega a ser até 62% mais barato e 3x mais eficaz que os meios de marketing tradicionais!

Em resultado disso, 7 em cada 10 empresas brasileiras já usam o marketing de conteúdo, e a cada ano o orçamento para a produção de conteúdo aumenta.

Redes sociais

Que as redes sociais são uma verdadeira paixão dos brasileiros, não há dúvida, mas o que isso significa para marcas de todos os tipos?

Significa que há um mercado gigantesco, de pessoas sedentas para consumir bons produtos e compartilhar experiências marcantes com seus amigos e conhecidos.

Quantas vezes você já viu alguém postando uma atividade do dia a dia e mencionando uma marca no meio do assunto, de forma natural?

É o mesmo princípio do “boca a boca”, só que agora online. Algo importante a lembrar é que esses canais trazem benefícios que vão além do que as métricas comuns analisam.

É verdade que muitos profissionais de marketing ainda não entendem o retorno exato que essa estratégia traz.

Mas produzimos um post que vai te ajudar a entender melhor por que vale a pena continuar investindo em redes sociais.

Anúncios patrocinados

É verdade que o tráfego orgânico deve ser muito valorizado em uma estratégia digital, mas isso não significa que usar anúncios seja algo errado.

Muito pelo contrário, anúncios podem ser ótimos recursos, especialmente até que as técnicas para aumentar o tráfego orgânico passem a surtir efeito.

Entre as opções, há quem pense no duelo entre Google Adwords e Facebook Ads. A solução é saber como funciona cada plataforma e qual se encaixa melhor em seus objetivos.

Seja qual for a plataforma de sua escolha, o importante é saber que por montar campanhas sólidas você certamente pode esperar bons resultados.

Como montar relatórios de ROI?

De nada adianta despender tempo e dinheiro em suas estratégias se os resultados obtidos não são apresentados para os clientes, não é? Pensando nisso, é essencial montar relatórios que explicitem os resultados de uma determinada ação e mostre para seus clientes. Muitas ferramentas já contam com relatórios contendo os dados que você precisa para apresentar para suas contas. No entanto, é preciso tomar certo cuidado ao extrair essas informações, pois elas podem parecer um tanto confusas para quem não entende tanto do assunto quanto você. 

Nesse caso, ao montar os seus relatórios é fundamental se atentar a alguns fatores importantes: 

  • Eles precisam fazer sentido para os clientes: Como dito anteriormente, a clareza é fundamental para que os clientes entendam a mensagem que você quer passar. Se o dados não entregam informações relevantes, esqueça e comece outra vez! Foque nas informações mais importantes e que sejam alinhadas com o objetivo do cliente em questão. Assim, fica fácil definir os próximos passos e estabelecer novas ações.
  • Saiba direcionar os próximos passos: Mais do que mostrar os resultados de tudo o que vem sendo feito para um determinado cliente, é importante ter em mente que ele espera que algo seja feito caso a performance das ações não estejam de acordo com o esperado. E é justamente esse o papel dos relatórios: direcionar os próximos passos e listar o que será feito para melhorar o que não está tão bom. 
  • Cuidado com as métricas de vaidade: Claro que executar ações de branding e vibrar com o aumento de número de seguidores são indícios de que as estratégias pensadas para os clientes estão no caminho certo. Mas se ater somente nessas métricas não é o caminho ideal para quem deseja conquistar resultados palpáveis. Nesse sentido, pense no que irá converter, de fato, em dinheiro e foque nisso para traçar um planejamento.

Deu para ver que calcular o retorno sobre o investimento é indispensável para estratégias digitais, não é? Por meio dele você vai saber o que está funcionando ou não, e no que vale a pena investir. O resultado será visto em estratégias sólidas e lucrativas. Que tal começar agora mesmo?

E por falar em resultados, que tal entender como sua agência pode faturar mais? Confira no artigo dicas para alavancar os seus resultados!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.