29
mar

Treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua agência

O treinamento e desenvolvimento de pessoas trará um impacto muito grande na estratégia de crescimento de sua agência.

Está em dúvida sobre como e por que implementar treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua agência? Saiba tudo em nosso post.

Não é de hoje que a busca por produtividade e altos índices de performance tem atraído a atenção de todos, e muitos empreendedores alcançam bons resultados em suas agências por meio de treinamento e desenvolvimento.

É o que chamamos de Educação Corporativa, que trará um impacto muito grande na estratégia de crescimento de sua agência, melhorando a sua gestão sobre todos os setores, além de melhorar a produtividade e a entrega de valor para os clientes.

Para que sua equipe seja cada vez mais eficiente e produtiva, aposte na capacitação contínua do seu time! Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo!

Por que é importante capacitar sua equipe?

Como toda empresa, as agências de publicidade são compostas por pessoas — aliás, elas são o seu maior patrimônio. Afinal, são elas que estão por trás da criatividade daquelas peças inusitadas, de textos incríveis e da excelência em atendimento aos clientes. Logo, trabalhar e desenvolver suas habilidades é essencial para que sua agência alcance os melhores resultados.

Uma boa formação garante o desenvolvimento profissional, melhoria de processos, qualidade do serviço, além da satisfação dos próprios funcionários e dos clientes. Assim, eles estão ainda mais preparados e empenhados para enfrentar novos desafios propostos pelo mercado, desenvolver alternativas, alcançar objetivos e contribuir para o crescimento e sucesso da agência.

Uma equipe de qualidade é o que você pode ter de diferencial em um mercado tão competitivo, e isso não está relacionado à contratação do melhor profissional do mercado, mas, sim, com o que você pode oferecer de treinamento e desenvolvimento para que ele se torne o melhor profissional para sua empresa, ganhando experiência, agilidade, criatividade e disposição.

Sua equipe precisa estar preparada para as constantes mudanças, não somente quando diz respeito ao comportamento dos seus clientes, mas também sobre a frequente mudança de processos e ferramentas que são utilizadas e introduzidas no dia a dia de trabalho.

Por isso, é importante apostar nessa educação corporativa, na qual você consegue acompanhar a evolução de seus funcionários, além deles mesmos conseguirem visualizar o seu crescimento e contribuição com a empresa, tornando-os mais eficientes e produtivos.

Como reconhecer que sua equipe precisa de treinamento?

Na hipótese de você não investir ou estar em dúvida sobre a necessidade de aplicar processos de treinamento e desenvolvimento de equipes dentro de sua agência, é interessante estar atento a alguns sinais.

Podem ser pequenos problemas, mas que podem proporcionar grandes dificuldades ao crescimento do negócio, além de um clima ruim dentro da empresa, atrapalhando o faturamento e principalmente a sua gestão. Saiba como reconhecer se sua equipe precisa de treinamento e desenvolvimento!

Insatisfação de clientes

Um dos fatores que indicam problemas em sua empresa, e que estão relacionados ao serviço oferecido pela equipe, é a insatisfação de clientes. Caso eles estejam reclamando com frequência sobre o atendimento recebido ou sobre o serviço que sua agência entrega, é hora de rever a sua política de gestão de equipe.

Funcionários despreparados, equipes desalinhadas ou, até mesmo, colegas de trabalho que não se dão bem, podem prejudicar a qualidade do serviço de sua agência, e os próprios clientes começam a perceber esses problemas.

Isso pode fazer com que o seu negócio não só perca clientes, mas também a credibilidade no mercado, que interfere diretamente em seu sucesso e faturamento.

Alto custo

Você tem notado que os gastos de sua agência aumentaram, e o seu faturamento não está sendo o que você esperava? Mesmo sem novas contratações, despesas com logísticas, entre outros fatores iguais, os seus gastos ainda estão aumentando? Isso por ter relação com a falta de capacitação de seus funcionários.

Um serviço de baixa qualidade, com certeza, apresenta falhas e são visíveis aos clientes, que como citamos no tópico anterior, começam a ficar insatisfeitos com o serviço de sua agência.

Isso também causa repetição de trabalhos para atender às expectativas dos funcionários. Para que os serviços sejam entregues no prazo determinado, muitas vezes, há gastos adicionais com hora extra, reuniões, materiais de teste ou gastos com um material que foi entregue com erros, entre outros problemas que são gerados pela falta de qualificação da equipe.

Funcionários desmotivados

Um funcionário que está feliz em sua empresa, nunca vai entregar um trabalho ruim e sempre vai criar soluções e contribuir para que sua agência cresça e ofereça um serviço diferenciado no mercado.

Porém, funcionários desmotivados, além de não entregarem trabalhos de qualidade, diminuem a produtividade, influenciando no aumento dos gastos e insatisfação dos clientes. Eles também geram um clima desanimador no ambiente de trabalho.

É visível quando um funcionário não está com vontade de estar alí e faz o serviço apenas por obrigação. Até mesmo o número de pedidos de demissão podem indicar a insatisfação dos funcionários, que faz a rotatividade aumentar, prejudicando a sua gestão e a continuidade de seus projetos.

Um treinamento de equipes feito de forma contínua é essencial para evitar esse cenário, já que você mostra aos funcionários se importa com o crescimento deles ao observar seu desenvolvimento, podendo recompensá-los, além de mostrar a eles suas evoluções dentro da empresa e como contribuíram positivamente para o sucesso dela.

Atritos entre funcionários

Ter uma equipe integrada e que conversa entre sí é muito importante para entregar um serviço de qualidade e garantir a satisfação dos clientes. Os consumidores percebem quando as equipes estão desalinhadas, não conversam e têm visões diferentes sobre um trabalho, que acarretam em serviços que não correspondem às expectativas dos clientes.

Isso pode gerar ainda mais atrito, atrapalhando o clima dentro da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores, além das famosas “panelinhas”, fazendo com que outros se sintam excluídos e fiquem desmotivados. Por isso, é preciso criar dinâmicas de integração de equipes para que todos se conheçam, possam interagir, sem criar atritos que são prejudiciais ao sucesso da agência.

Nova call to action

Quais são os tipos de treinamento para aplicar na empresa?

Comportamental

É notável que o comportamento dos funcionários, suas emoções e pensamentos influenciam diretamente no crescimento de uma empresa, já que colaboradores motivados contribuem muito mais para o seu sucesso e reconhecimento no mercado.

O treinamento comportamental visa a saúde mental do trabalhador, observando quais as características comportamentais podem ser mantidas e quais devem ser estimuladas à mudança, a fim de garantir que ele se encaixe nas expectativas da agência e esteja alinhado com as metas a serem alcançadas

Comunicação

Funcionários que não se comunicam bem no ambiente de trabalho podem gerar um clima organizacional ruim pelos atritos ou, até mesmo, omitir informações por algum problema de comunicação com outros colaboradores.

O treinamento de comunicação visa justamente diminuir esses problemas, apostando em dinâmicas que vão ajudar os colaboradores a se expressarem melhor com os outros funcionários, a exporem suas ideias ou discordarem de alguém sem causar divergências, de forma que se mantenha o clima agradável dentro da agência.

Liderança

Não apenas o gestor da empresa, mas os outros líderes também interferem em seu sucesso e na satisfação dos funcionários. Muitos colaboradores se encontram insatisfeitos em seus afazeres pela forma como o seu gestor direto conduz o trabalho em equipe, o que leva à queda de produtividade, insatisfação e pedidos de demissão.

O treinamento de liderança visa a orientação desses líderes para que eles consigam gerir equipes de forma satisfatória, contribuindo para o crescimento da agência e para a construção de uma equipe motivada e engajada.

Motivação

Funcionários desmotivados são as causas de um trabalho de baixa qualidade, clima desagradável, queda de produtividade e alta rotação de colaboradores.

O treinamento motivacional visa dar o entusiasmo necessário ao funcionário, que deve ser um trabalho contínuo, para que ele continue a entregar um serviço de qualidade e que ajude a agência a conquistar bons resultados.

Desenvolvimento de habilidades

Muitos profissionais não enxergam suas habilidades ou não conseguem desenvolvê-las com o intuito de ajudar no desenvolvimento da empresa.

Esse treinamento visa ressaltar as habilidades que cada colaborador tem e que pode ser interessante para agência, gerando grandes resultados e tornando-os mais proativos e independentes dentro da organização.

Quais são dinâmicas e treinamentos que podem ser implementados em sua agência?

  1. Ice Breakers — atividades para que a equipe possa se conhecer e melhorar o entrosamento;

  2. técnica 6.3.5 — dinâmica entre grupos para gerar ideias criativas;

  3. estudo de caso — propor que grupos estudem um determinado caso, para incentivar a interação e diálogo;

  4. a ilha deserta — exercício que visa desenvolver a capacidade de liderança dos colaboradores para resolver uma situação;

  5. perguntas muito engraçadas — são formados grupos e para cada um deles distribuídas perguntas engraçadas. Visa a diversão, descontração e melhoria de comunicação;

  6. o balão — é proposta uma situação ao grupo e, a partir dela, é possível observar a capacidade de cooperação, comunicação e tomada de decisão do grupo por meio de debates.

Como realizar a capacitação do meu time?

Hoje, existem empresas incríveis de treinamento e desenvolvimento (T&D) no mercado. Ter um apoio mais especializado nessa hora poderá alavancar ainda mais os resultados.

Porém, sabemos também que nem sempre a agência tem recursos disponíveis para a contratação de uma empresa de treinamento e desenvolvimento. Por isso, mostraremos alguns detalhes importantes que ajudarão a sua agência a dar o primeiro passo e realizar a capacitação de seus funcionários.

Antes de aplicar qualquer treinamento, é preciso identificar as oportunidades de melhoria que impulsionaram essa necessidade. Uma boa ferramenta para isso é o LNT(Levantamento das Necessidades de Treinamento). Com ele será possível entender e estruturar melhor as ações de treinamento.

Alguns itens são de extrema importância e não podem ficar de fora do seu LNT. Veja:

  • motivo do treinamento: por que realizar o treinamento? Essa pergunta dará uma direção para as futuras ações. Um exemplo interessante sobre um motivo que pode levar a sua agência a realizar um treinamento é “Por que meu índice de refação é alto?”
  • quem será treinado: identificar quais setores e profissionais serão envolvidos na capacitação;
  • quando será realizado: definir uma data para o início e fim do treinamento é vital. Seu planejamento será baseado principalmente nesse item;
  • que tipo de treinamento será aplicado: saber identificar qual modelo de treinamento será utilizado é tão importante quanto realizar o treinamento em si. Hoje em dia, modelos de treinamento com base no gamification estão em alta. Além de tornar o treinamento mais lúdico, ele gera um excelente nível de engajamento;
  • quais resultados quero alcançar com o treinamento: essa é uma etapa muito importante. Os resultados desejados pelo treinamento têm que estar bem definidos e alinhados com todos os participantes. Eles podem ser variados, vai depender do motivo pelo qual o treinamento está sendo realizado. Por exemplo, eles podem ser comportamentais, como melhorar a produtividade e eficiência da equipe, melhorar o relacionamento com os clientes ou, até mesmo, aperfeiçoar a integração entre os setores de uma agência.

Planejar ainda é a melhor opção?

Sim! Após a elaboração do LNT, o próximo passo será o planejamento para a execução. Vamos listar alguns passos que serão úteis nessa etapa do projeto.

  • responsável: quem será a pessoa responsável pela aplicação do treinamento? Certifique-se de que essa pessoa tem uma boa relação com a equipe e o conhecimento necessário para guiar os treinandos;
  • quais materiais serão utilizados no treinamento: dependendo do tipo de capacitação, será necessário preparar os materiais que serão utilizados (sala de reunião, aparelho de som, internet etc.). Deixe tudo preparado para o início do treinamento;
  • avaliação de reação: tão importante quanto realizar o treinamento, a avaliação de reação vai mensurar a percepção dos treinandos sobre o conteúdo aplicado. Essa ferramenta é muito importante, será por meio dela que você conseguirá ter um feedback sobre o treinamento aplicado.

motivo do treinamento Após a etapa de preparação, chegou a hora de aplicar o treinamento. O importante é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado com tanto carinho e dedicação. Esse momento deve ser prazeroso e construtivo.

Reforce ao seu time a importância do treinamento e coloque eles sempre no centro das atividades! Lembre-se de que esse deve ser um trabalho contínuo. Esperamos que este artigo tenha ajudado um pouco a sua agência a implementar processos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Para aproveitar a oportunidade, convido você acessar o nosso blog e conferir o nosso guia sobre Gestão de Pessoas em Agência de Comunicação.